O SISFRON, Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira, uma iniciativa estratégica do Exército Brasileiro em implementação desde 2012, está evoluindo de maneira expressiva. O sistema é projetado para fornecer informações confiáveis e tempestivas para a tomada de decisões e prontidão em ações de defesa, delitos transfronteiriços e ambientais. O SISFRON é capaz de operar sozinho, em conjunto com outras Forças Armadas, ou em um ambiente de múltiplas agências, com outros órgãos governamentais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O programa, que é extenso e multi-fases, espera alcançar a região da Amazônia nos próximos anos. Até 2039, a expectativa é que os 17 mil quilômetros de fronteira terrestre do Brasil estejam monitorados por este sistema de vigilância.

Tecnologia Saab em Ação

O SISFRON faz uso de uma rede integrada de radares de vigilância, sensores, sistemas de comunicação, comando e controle, e veículos aéreos não tripulados (drones) para detectar em tempo real a movimentação na fronteira terrestre do Brasil. Essas informações ajudam os órgãos de defesa e entidades governamentais nas ações de presença do Estado Brasileiro ao longo da faixa de fronteira, contribuindo também para coibir o tráfico de armas, drogas, crimes ambientais, entre outros.

Na fase piloto do SISFRON, já em operação, a Saab foi subcontratada pela Embraer para o desenvolvimento e implantação dos sistemas de monitoramento e fusão de informações localizados nos estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, fronteira com o Paraguai e Bolívia.

“Já é possível implantar o sistema de monitoramento de rádio, por exemplo, em drones, que funcionariam como antenas móveis, percorrendo os pontos ou alvos de interesse que demandem maior atenção”, afirma Pieter Verbeek, Diretor Sênior de Desenvolvimento de Negócios na Saab.

Solução Compacta para Vigilância

A Saab oferece o Sirius Compact, um sistema de vigilância de pequeno porte, leve e de alta potência. Ele pode ser integrado facilmente a drones, veículos, embarcações, mastros ou até mesmo aplicações portáteis. O equipamento tem a capacidade de ampliar o horizonte sensorial, aumentar a consciência situacional e fornecer informações vitais e alertas antecipados em uma situação de combate por meio da detecção silenciosa, classificação e priorização de emissões de radar e datalink.