Brasília (DF) – No dia 31 de maio, foi realizada formatura em comemoração aos 132 anos de criação da Diretoria de Serviço Geográfico (DSG). A solenidade aconteceu no 2º Centro de Geoinformação (2º CGEO), Organização Militar Diretamente Subordinada à DSG e foi presidida pelo Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), General de Exército Guido Amin Naves.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Diretor do Serviço Geográfico, General de Brigada Marcis Gualberto Mendonça Júnior, realizou a leitura alusiva à data, que remonta a 31 de maio de 1890, com a criação do Serviço Geográfico, cuja missão era a execução dos trabalhos geodésicos e geográficos que buscavam conhecer detalhadamente o território nacional e fim de criar melhores condições para sua defesa.

Houve a entrega do Prêmio Missão Cartográfica Austríaca, constituído de uma medalha comemorativa e um diploma, concedido anualmente àqueles que se tenham destacado por sua contribuição em prol das atividades da Diretoria de Serviço Geográfico. Foram agraciados o General de Divisão Pedro Paulo Levi Mateus Canazio, do DCT, o Subtenente Topógrafo José Ricardo da Silva, do 2º CGEO e o Subtenente Sérgio Leal Júnior, da DSG.

Encerrando a cerimônia, foi realizado o desfile da tropa, aberto pelo pelotão de ex-integrantes do Serviço Geográfico, seguido pela Banda de Música do Batalhão da Guarda Presidencial. A solenidade contou com a presença de oficiais-generais da guarnição de Brasília, comandantes de unidades, adjuntos de comando e convidados.

Diretoria de Serviço Geográfico

A Diretoria de Serviço Geográfico, “Serviço Geográfico General Alípio Virgílio Di Primio” é subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia, tem sua sede no Quartel General do Exército, em Brasília. É responsável por administrar, obter e prover, no âmbito do Exército Brasileiro, as atividades relacionadas à geoinformação, elaboração de normas técnicas, capacitação de recursos humanos e gestão de materiais técnicos nas áreas de sua competência. Sob sua subordinação, existem cinco Centros de Geoinformação (CGEO): 1º CGEO, localizado em Porto Alegre; 2º CGEO, em Brasília; 3º CGEO, em Olinda (P)E, 4º CGEO, em Manaus; e 5º CGEO, no Rio de Janeiro.

Fonte: DSG

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).