Seminário Internacional de Estratégia na Escola de Guerra Naval

Especialistas debatem visões estratégicas de grandes pensadores militares em evento promovido pela Escola de Guerra Naval

A Escola de Guerra Naval (EGN) sediou, no dia 29 de novembro, o Seminário Internacional de Estratégia “Uma Visão Contemporânea sobre Grandes Estrategistas”. O evento reuniu renomados especialistas militares do Brasil e do exterior, proporcionando um fórum valioso para a discussão de teorias e conceitos estratégicos fundamentais.

Palestras de Especialistas Nacionais e Internacionais

Snapinsta.app 404920756 699484508997999 431762148084034956 n 1080
Palestra do Almirante de Esquadra (FN) Carlos Chagas sobre a teoria de Clausewitz

O seminário destacou a importância dos grandes estrategistas na história militar e nas abordagens contemporâneas à estratégia. Entre os palestrantes, o Almirante de Esquadra (FN) Carlos Chagas Vianna Braga, Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil, falou sobre “Clausewitz e o uso da força em nome da Comunidade Internacional”. Representando a França, o General de Brigada Hervé Pierre, Comandante da 9ª Brigada de Infantaria de Marinha, discutiu as “Concepções Estratégicas de André Beaufre”.

Enfoque na Estratégia Marítima

O Comandante Alves de Almeida palestrou sobre Alfred Mahan

O Contra-Almirante José Cláudio Oliveira Macedo, Subchefe de Estratégia do Estado-Maior da Armada, apresentou o tema “Julian Corbett e a Estratégia Marítima”, enfatizando a relevância da estratégia naval. Além disso, o Prof. Dr. Capitão de Mar e Guerra (Refº) Francisco Alves de Almeida, docente da EGN, explorou a figura de “Alfred Mahan: o Evangelista do Poder Marítimo”.

Objetivos e Impacto do Seminário

O seminário visou enriquecer o conhecimento estratégico dos participantes, destacando a relevância de conceitos históricos e sua aplicação nos desafios contemporâneos. As discussões proporcionadas pelo evento reforçam a importância da compreensão teórica para a formulação de estratégias eficazes, tanto em contextos nacionais quanto internacionais.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).
Sair da versão mobile