Começa nesta quarta-feira (12) e prossegue no dia seguinte, o 1º Seminário de Tecnologias de Interesse do Ministério da Defesa: Computação e Comunicação Quântica. O evento, promovido pela Pasta, ocorre virtualmente nas plataformas Microsoft Teams e YouTube e contará com mais de 750 participantes inscritos de diferentes países.

YouTube video

20210511_comquântica.jpeg

Destinado ao público relacionado à inovação brasileira, interessado na área da Computação Quântica, o Seminário promove um propício encontro entre representantes das áreas da Defesa, Indústria e Academia, tais como a Base Industrial de Defesa (BID), as universidades e os setores de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) das Forças Armadas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A programação do Seminário prevê dois painéis por dia, com três painelistas cada e 30 minutos de debate por painel. No primeiro dia, serão abordados temas como: Tecnologias quânticas – aplicações em criptografias e computação; Desenvolvimento de tecnologias quânticas para as Forças Armadas do Brasil; entre outros. Para saber mais sobre a programação, acesse o site.

Serviço:
Evento: 1º Seminário de Tecnologias de Interesse do Ministério da Defesa: Computação e Comunicação Quântica
Quando: dias 12 e 13 de maio, das 9h às 17h30.
Onde: nas plataformas Microsoft Teams e YouTube

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).