Sargentos da Turma 3º Sargento Nilo Moraes Pinheiro – Herói da FEB!

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No momento em que a conclusão de tão memorável etapa de suas vidas faz descortinar uma carreira vibrante e repleta de oportunidades e de realizações, o Exército de Caxias alegra-se em receber os seus mais novos sargentos e os congratula pelo êxito alcançado.

Vencido o desafio do exigente e disputado concurso de admissão, vocês, progressivamente, foram conhecendo a rigidez da caserna e adaptando-se a ela. Nas Unidades Escolares Tecnológicas do Exército, vocês aprenderam a ser soldados e receberam os ensinamentos elementares da vida militar, desenvolvendo, sobretudo, os valores, a ética e o culto às tradições do Exército e da Pátria.

Na Escola, vocês se viram imersos em um ambiente de intensa capacitação técnico-profissional e acadêmica. Cumpriram um rigoroso programa curricular, focado no desenvolvimento dos futuros líderes das pequenas frações, sempre se espelhando no sargento Max Wolff Filho e no sargento Nilo Moraes Pinheiro, memoráveis heróis da Segunda Guerra Mundial.

As competências profissionais e atitudinais incorporadas nesses dois anos de dedicação ao estudo e à instrução os habilitam a ser condutores de homens nas agruras do combate. Como alunos, uma frase rotineiramente lhes era proferida e, por certo, continuará a acompanhá-los por toda a carreira: “a liderança conquista-se pelo exemplo”. Em todas as funções que desempenharão como sargentos, vocês serão observados e demandados por seus subordinados. Eles enxergarão em vocês um líder a ser seguido. Portanto, conheçam profundamente os seus comandados, saibam o que os cerca e os conduzam ao cumprimento da missão!

Chegar a este vibrante momento de glória pessoal e profissional não seria possível sem o incansável trabalho de instrutores, de monitores e de tantos que se dedicaram ao mister de capacitá-los. Da mesma forma, o carinho e o apoio dos entes queridos foram fundamentais para superar a distância do convívio familiar, mitigada pelos novos companheiros, cuja camaradagem os acompanhará por toda a vida. Enfim, cabe agradecer a todos que ofereceram o melhor para que vocês se tornassem sargentos.

Orgulhem-se da conquista! E desfrutem, com muita intensidade, o carinho e o amor de suas queridas famílias, que os parabenizam, com os olhos marejados, por essa inesquecível vitória em suas vidas.

Novos sargentos, juntos, completamos mais um exitoso ciclo de nosso Exército, honrando nossos antepassados e fortalecendo a Força Terrestre por meio da excelência de sua dimensão humana. Saibam que a Instituição confia em vocês para enfrentar os desafios da atualidade e do futuro.

Em suas vidas, estejam, sempre, alicerçados na moralidade e na honorabilidade, praticando a hierarquia e a disciplina como fundamentos basilares da profissão militar. Sobretudo, tenham a certeza de que vocês foram formados, verdadeiramente, líderes, que prepararão, motivarão e guiarão seus comandados. Vocês serão vetores que darão fiel cumprimento às ordens e às decisões dos escalões superiores, elo essencial para as contínuas vitórias do Exército de Caxias.

Ao rumarem aos rincões da imensidão da Pátria brasileira, levem aos quartéis a vigorosa renovação que transborda do entusiasmo de vocês!

Por fim, rogo ao Todo Poderoso Deus dos Exércitos que abençoe seus passos na belíssima carreira das armas. Que sejam honrados e dignos sargentos do Exército Brasileiro!

Sejam felizes!

Brasil, acima de tudo!

Brasília-DF, 4 de dezembro de 2021.

Gen Ex PAULO SÉRGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA

Comandante do Exército

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).