O Exército Brasileiro, representado pelo Primeiro-Sargento Ricardo Barbosa Pinheiro, do 2º Batalhão Ferroviário (2º B Fv), teve atuação destacada no 25º Curso de Mergulhador de Combate, realizado pelas Forças Especiais do México, entre os dias 6 de setembro e 27 de novembro. O Primeiro-Sargento Ricardo Barbosa obteve o 1° lugar no curso, resultado das avaliações realizadas tanto pela equipe de instrução quanto por seus companheiros. O curso ocorreu inicialmente na sede do Centro de Adestramento de Forças Especiais (Campo Militar 37-C), na cidade de Temamatla, e, em seguida, no Subcentro de Adestramento de Mergulhador de Combate, localizado em Cozumel, Quintana Roo, no México.
O curso, realizado em 12 semanas, tem como objetivo preparar e adestrar tropas de especiais mexicanas para missões de segurança interna, de combate ao crime organizado, de contrainsurgência e de atividades em apoio à população, treinando seus alunos em técnicas e táticas de mergulho, em mar aberto e em águas interiores, por meio do desenvolvimento de habilidades aquáticas e técnicas de mergulho.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
A colocação do Primeiro-Sargento Ricardo Barbosa evidenciou, junto à nação amiga, o profissionalismo, a liderança e o conhecimento profissional do militar brasileiro. “É muito gratificante ser o destaque deste difícil Curso, pois é uma forma de honrar o Brasil perante os amigos mexicanos, além de poder representar bem o Exército Brasileiro e o meu Batalhão”, afirmou o Primeiro-Sargento, ao receber os cumprimentos do Comandante do Corpo de Forças Especiais do México, General Javier Juvencio Hernández Fernández, e do Adido Militar do Brasil no México, Coronel Marcio Cesar Ribas Cerqueira.