Madri (Espanha) – O Segundo-Sargento Rafael Fernando da Silva, do Exército Brasileiro, foi um dos 18 militares que conseguiram concluir o 77º Curso Superior de Montanha da Escuela Militar de Montaña y Operaciones Especiales, da Espanha, no dia 9 de julho. O curso teve início com 28 alunos, dos quais 10 ficaram pelo caminho.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Curso Superior de Montanha tem a duração aproximada de 11 meses, estruturado em três fases: básica, específica e aplicação. Os principais objetivos foram: sobreviver e se locomover em montanha durante o período estival e invernal; aplicar técnicas de escalada e de esqui; realizar socorros de urgência; planejamento tático; realizar instruções de escalada e de esqui; e realizar resgate em montanha.

A cerimonia de encerramento foi presidida pelo General de Exército Amador Enseñat y Berea, chefe do Estado-Maior do Exército Espanhol, e contou com a presença de autoridades locais e do Adido de Defesa e do Exército Brasileiro na Espanha.

A Escuela Militar de Montaña y Operaciones Especiales tem como missão assessorar o comando na especialização e manutenção dos quadros, no estudo e na experimentação de procedimentos de emprego das unidades e dos seus meios de montanha e de operações especiais.

Fonte: Aditância de Defesa e do Exército na Espanha

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).