Embaixador do Brasil em São Tomé, Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas e Chefe da Missão de Assessoria Naval do Brasil acompanham o Simpósio

A Embaixada do Brasil em São Tomé recebeu, no Centro Cultural Brasil-São Tomé e Príncipe, o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, o Embaixador de Angola, o Diretor do Instituto Marítimo e Portuário, representantes da Guarda Costeira, ministérios do governo e embaixadas do país para assistirem ao 1º Simpósio Marítimo da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Com a participação dos militares da Missão de Assessoria Naval do Brasil em São Tomé e Príncipe, os convidados formularam perguntas aos palestrantes e debateram assuntos de interesse à sociedade santomense dentre os quais destacou-se o combate à pirataria e roubo armado no Golfo da Guiné; Pesca Ilegal, não-declarada e não-regulamentada; Petróleo e gás; transporte e segurança marítimos.

sdfbhnjryjmnebwvagtrhg
Convidados da sociedade santomense e militares da Missão de Assessoria Naval do Brasil no Centro Cultural Brasil-São Tomé e Príncipe

Ao final do simpósio o Embaixador do Brasil em São Tomé e Príncipe, Vilmar Rogeiro Coutinho Junior, agradeceu à Marinha do Brasil pela organização do evento, e também aos convidados presentes e incentivou a organização de continuadas ações para fortalecimento da ZOPACAS e maior participação de representantes de São Tomé e Príncipe nos próximos eventos.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).