Santa Catarina em Alerta: Chuvas Intensas Afetam 135 Cidades

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Santa Catarina vive momentos de tensão devido às chuvas intensas que têm atingido o estado. Até o momento, 135 municípios registraram ocorrências relacionadas ao mau tempo, um aumento em relação ao dia anterior, quando eram 132 cidades afetadas. A Defesa Civil estadual informou que 82 desses municípios já decretaram situação de emergência. Infelizmente, duas mortes foram confirmadas em decorrência das enchentes, uma em Rio do Oeste e outra em Palmeira.

Previsão do Tempo

Apesar do sol predominar em grande parte de Santa Catarina, algumas regiões, como a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e litoral norte, ainda podem enfrentar chuvas fracas e chuviscos isolados. A melhora no tempo é temporária, pois a previsão indica que, na manhã de quarta-feira (11), o estado voltará a enfrentar chuvas, raios, fortes rajadas de vento e até granizo, especialmente na divisa com o Rio Grande do Sul. O risco de alagamentos, deslizamentos, enxurradas, destelhamentos e quedas de árvores é alto, o que mantém a Defesa Civil em alerta constante.

Ações e Medidas Preventivas

O governador de Santa Catarina, Jorge Mello, destacou a importância do trabalho conjunto entre bombeiros, polícia, Defesa Civil e outras forças de segurança na prevenção e socorro às vítimas. Ele ressaltou que o aviso antecipado foi crucial para salvar vidas e patrimônios. Além disso, o governo do estado distribuiu quase 40 mil itens de assistência humanitária e o Comando Militar do Sul deflagrou a Operação Ânimo Forte, em parceria com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, para prestar assistência à população, especialmente na região de Blumenau.

Alertas e Canais de Comunicação

A Defesa Civil Nacional orienta os moradores das áreas de risco a se cadastrarem nos serviços de alerta via SMS e WhatsApp. Para o cadastro via SMS, basta enviar o CEP do local de residência para o número 40199. Já pelo WhatsApp, o cadastro é feito pelo número (61) 2034-4611. Em caso de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil (199), Corpo de Bombeiros (193) ou a Polícia Militar catarinense (190).

Com info da Agencia Brasil

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas