Revista da ADESG é relançada para fortalecer pensamento estratégico

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Em um mundo onde a informação circula em alta velocidade, a tradição ainda tem seu espaço. Na tarde do dia 26, a Escola Superior de Guerra (ESG) sediou o relançamento da revista da Associação dos Diplomados da ESG (ADESG), uma publicação que retorna para reafirmar seu papel na formação de líderes e na difusão do conhecimento estratégico. O evento contou com a presença de importantes autoridades civis e militares, ressaltando a relevância desse retorno.

O Significado do Relançamento

A retomada da revista da ADESG representa um marco na preservação e na disseminação do pensamento estratégico nacional. Desde sua criação na década de 1950, a publicação consolidou-se como uma referência na área de segurança e desenvolvimento, contribuindo para a formação de líderes e especialistas em defesa.

Ao longo dos anos, a ADESG tem sido um pilar fundamental na difusão dos conceitos promovidos pela Escola Superior de Guerra, fortalecendo a ligação entre o meio acadêmico, a sociedade civil e o setor militar. O retorno da revista reforça esse compromisso, ampliando o acesso a debates relevantes e promovendo uma visão estratégica integrada para os desafios contemporâneos do Brasil.

A Cerimônia de Relançamento

O evento de relançamento foi realizado no auditório da ESG e contou com a presença de figuras de destaque, como o decano da ADESG, General Licínio Nunes de Miranda; o antigo comandante da ESG e ex-presidente de honra da ADESG, Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva; o comandante da ESG e presidente de honra da ADESG, Vice-Almirante Marcelo Menezes Cardoso; e o presidente da ADESG Nacional, Coronel da Força Aérea Brasileira Antônio Celente Videira.

Durante seu discurso, o Coronel Celente destacou a importância do retorno da revista para a disseminação de informações estratégicas e a valorização do papel impresso como veículo de comunicação. “O papel impresso ainda guarda em si a mística da informação noticiosa e da propaganda persuasiva. A folha de papel, com toda a sua simplicidade e leveza, carrega e condensa o conhecimento humano há mais de 1.900 anos”, afirmou.

O encerramento do evento ficou a cargo do Vice-Almirante Marcelo Menezes Cardoso, que ressaltou a relevância da ADESG para a ESG e para o fortalecimento do pensamento estratégico no Brasil. Ele destacou que a associação já formou mais de 80 mil discentes ao longo de seus 73 anos de história, expandindo seu alcance por meio de delegacias e representações em diversas regiões do país.

O Futuro da Revista da ADESG

A nova edição da revista será publicada trimestralmente, trazendo artigos e análises sobre segurança, defesa, desenvolvimento nacional e relações internacionais. Com a retomada da publicação, a ADESG busca não apenas resgatar sua tradição editorial, mas também se adaptar às novas demandas do cenário comunicacional, explorando formatos digitais para ampliar seu alcance.

A expectativa é que a revista continue sendo um veículo de referência para militares, acadêmicos e membros da sociedade interessados em compreender os desafios estratégicos do Brasil. A iniciativa reforça o compromisso da ADESG com a disseminação do conhecimento e a formação de cidadãos conscientes da importância da segurança e do desenvolvimento nacional.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui