Na segunda-feira (06), militares da Marinha do Brasil, que integrarão o Estado-Maior da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL) iniciaram a sua participação na Reunião de Comando e Estado-Maior do 20º Contingente Brasileiro no Líbano (ContBrasL). O evento, que prossegue até a sexta-feira (10), integra a fase de preparação dos sete militares do contingente que servirão no Líbano nos próximos seis meses. O embarque está previsto para 31 de julho.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Devido às medidas de distanciamento social da pandemia, a preparação ocorre com palestras por meio de videoconferência. O Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, abriu o evento, parabenizando a todos por terem sido escolhidos para essa importante operação de paz. “Aqui vocês estarão envolvidos em aprendizado profissional e pessoal”, disse ele aos militares.

Durante toda a semana, os militares vão se capacitar em temas fundamentais para o desempenho de suas funções na missão, tais como aspectos históricos, culturais e geopolíticos do Líbano e do Oriente Médio. Outros temas tratados são o Direito Internacional nas Operações de Paz, além de aspectos de caráter operativo da FTM e de missões de paz das Nações Unidas. As palestras são ministradas por Oficiais das Forças Armadas servindo no MD, ESG e integrantes do Ministério das Relações Exteriores e da Justiça Militar da União, convidados.

Nesta terça-feira (07) pela manhã, foram abordados os temas “O processo de formação da identidade árabe israelense” e “A História do Líbano e atual conjuntura”.

Operação de paz

O Brasil participa da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL) por intermédio da Força-Tarefa Marítima (FTM), desde 2011. A Marinha do Brasil mantém um navio e uma aeronave orgânica em apoio a essa missão de paz na costa libanesa. O objetivo é impedir a entrada ilegal de armas e o contrabando naquele país, além de contribuir para o treinamento da Marinha libanesa, de modo que esta possa conduzir suas atribuições de forma autônoma.

O atual comandante da FTM-UNIFIL é o Contra-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, da Marinha do Brasil. Além da presença brasileira, a FTM conta com navios da Alemanha, Grécia, Turquia e Bangladesh.

Por Mariana Alvarenga
Fotos: Antônio Oliveira

Fonte: MD

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).