Visita ao Secretário-Geral da IMO

No dia 3 de novembro, o Almirante de Esquadra (RM1) Luiz Henrique Caroli realizou visita ao Secretário-Geral da Organização Marítima Internacional (IMO), Kitack Lim, na sede da Organização localizada em Londres, quando apresentou sua carta credencial como Representante Permanente do Brasil junto à IMO.

Na ocasião, o Almirante Caroli tratou de temas de interesse do Brasil em andamento naquela Organização. Dentre os assuntos abordados, o de maior relevância foi o resultado da conclusão da primeira fase da investigação sobre o vazamento de óleo na costa brasileira, ocorrido a partir de agosto 2019.

O Almirante Caroli aproveitou a oportunidade para dar conhecimento ao Secretário-Geral que, como consequência das apurações, o Brasil tem a intenção de submeter à IMO uma proposta de alteração ao Capítulo 5 da Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS), para que os estados costeiros passem a receber a posição Long-Range Identification and Tracking (LRIT) de todos os navios navegando em suas áreas SAR, a fim de permitir que os países possam reagir mais rápido e eficientemente à ocorrência de eventos que coloquem em risco a vida humana no mar e/ou causem poluição ambiental.

Fonte: CCSM

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui