Relíquias da FEB são preservadas pelo CPOR/SP em homenagem histórica

CPOR/SP
Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP) mantém viva a memória dos heróis brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial. Em suas instalações, o Centro guarda relíquias que contam a história da Força Expedicionária Brasileira (FEB), incluindo uma placa com os nomes dos 40 oficiais formados pela unidade que combateram na Itália em 1944, além de peças históricas, como mapas originais, obuses e monumentos que simbolizam a bravura dos soldados brasileiros nos campos de batalha.

O legado histórico preservado pelo CPOR/SP

No coração do Centro Solar dos Andradas, sede do CPOR/SP, o legado da Força Expedicionária Brasileira (FEB) se mantém vivo através de um acervo histórico cuidadosamente preservado. Uma placa histórica eterniza os nomes dos 40 oficiais formados na unidade que lutaram na Segunda Guerra Mundial. Instalado inicialmente em 1964, o monumento foi inaugurado pelos 39 oficiais sobreviventes, servindo como testemunho da coragem e determinação dos combatentes.

Duas réplicas dessa placa também perpetuam essa homenagem: uma no Pátio Granadeiro, espaço central do CPOR/SP, e outra, inaugurada recentemente em Montese, na Itália, cidade palco de uma das batalhas mais intensas enfrentadas pela FEB.

Além das placas, o CPOR/SP guarda obuses históricos ainda em funcionamento e um mapa original usado pelo Exército Brasileiro para o avanço das tropas nos campos de batalha italianos. Um monumento composto por pedras coletadas em cidades libertadas pelas tropas brasileiras também ocupa lugar de destaque, simbolizando cada passo dado pelos militares em solo europeu.

Importância das relíquias na formação militar

As relíquias e monumentos preservados pelo CPOR/SP não são apenas peças históricas, mas instrumentos essenciais na formação dos futuros oficiais da reserva. Elas desempenham um papel fundamental na transmissão de valores militares, como coragem, disciplina e patriotismo.

O Comandante do CPOR/SP, Coronel Alexandre Lückemeyer Carrion, destacou a relevância desse legado para os alunos:
“A bravura destes combatentes, eternizada fisicamente nessas relíquias que preservamos e que ajudam a contar também a história do nosso País, é forjada no espírito dos nossos alunos. Os mesmos nobres valores que guiaram nossos oficiais no combate guiam o trabalho de formação aqui realizado.”

Cada visita dos alunos ao acervo histórico reforça não apenas o conhecimento sobre o passado militar brasileiro, mas também fortalece o compromisso com os princípios que moldaram os heróis de guerra.

80 anos da FEB: Um marco na história militar brasileira

No último dia 16 de julho, completaram-se 80 anos desde a chegada do Primeiro Escalão da FEB em solo italiano. Cerca de 5 mil militares brasileiros, após semanas cruzando o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo a bordo do navio General Mann, desembarcaram no porto de Nápoles para enfrentar um dos capítulos mais desafiadores da história militar do Brasil.

Ao longo dos meses seguintes, mais quatro escalões chegaram à Itália, totalizando 25 mil combatentes. Entre eles, estavam os 40 tenentes formados pelo CPOR/SP, cuja bravura foi eternizada nas placas e relíquias preservadas pelo Centro.

Infelizmente, nem todos retornaram. O Tenente Amaro Felicíssimo da Silveira, um dos combatentes formados pelo CPOR/SP, perdeu a vida em combate, tornando-se símbolo do sacrifício máximo em nome da liberdade.

As relíquias e homenagens mantidas pelo CPOR/SP garantem que histórias como a do Tenente Amaro nunca sejam esquecidas, servindo como fonte de inspiração para as novas gerações de militares brasileiros.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui