São Borja (RS) – No dia 24 junho, o 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado, Regimento João Manoel, realizou uma solenidade alusiva aos 157 anos da Resistência de São Borja, ocorrida no dia 10 de junho de 1865.

Durante a atividade, o Tenente Emerson Carlos Silva, Capelão da 1ª Bda C Mec, realizou a benção da Cruz Grande, monumento que marca o local onde os bravos guerreiros do 1° Corpo de Voluntários da Pátria travaram a batalha.

Neste combate, imortalizou-se na história de São Borja a figura do Bravo Comandante Brigadeiro João Manoel Menna Barreto, Patrono do 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado, “Regimento João Manoel”.

Na oportunidade, o Comandante do Regimento, acompanhado do Comandante da 1ª Bda C Mec e do veterano Sargento Contreira, realizou a inauguração da nova linha do tempo do Regimento.

O evento contou com a presença do Comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General de Brigada Marcelo Rocha Lima e de autoridades civis e militares.

Fonte: 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui