O 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado (2º R C Mec) participou da Operação Ágata no período de 27 a 29 de julho. A tropa realizou instalação de postos de bloqueio e controle de estradas nos municípios de São Borja e Garruchos, operando em ambiente interagências.

A operação foi desencadeada pela 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (1ª Bda C Mec), com o objetivo de prevenir e reprimir o tráfico de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação alfandegária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência, contribuindo para a redução das ações do crime organizado e intensificando a presença do Estado na região.

Essa edição da Operação Ágata foi desenvolvida no estado do Rio Grande do Sul, e conta com a participação das Forças Armadas e órgãos de segurança pública e fiscalização federais e estaduais com interesses afins, tais como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Brigada Militar, a Polícia Civil, e a Secretaria da Receita Federal.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).