destramento simulou o resgate de um paciente infectado em uma embarcação e o seu transporte para o navio

O Rebocador de Alto-Mar “Triunfo” (RbAM), subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, realizou, no dia 8 de abril, com o Hospital Naval de Natal e a Base Naval de Natal, o exercício de acionamento do Plano de Contingência de Pandemia no Contêiner de Tratamento de Doenças Infectocontagiosas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O CTDIC é um contêiner tático de apoio aos navios divididos em três ambientes: antecâmara, enfermaria e banheiro, com um mecanismo de isolamento que mantém o seu interior com pressão inferior ao meio externo, dificultando a saída de micro-organismos para o exterior.

blank
O exercício demonstra a capacidade de pronto emprego do Navio para o socorro a tripulante com sintomas de doenças infectocontagiosas

O exercício consistiu na simulação do acionamento pelo Comando do 3º Distrito Naval do Plano de Contingência de Pandemia para resgate de um enfermo com problemas respiratórios numa embarcação em alto-mar. O adestramento foi conduzido em várias fases, desde a preparação e embarque do contêiner, a simulação do resgate de um paciente infectado em uma embarcação e o seu transporte para o navio, até o adestramento das equipes de bordo, médicos e enfermeiros sobre as peculiaridades da operação do equipamento.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).