Rebocador de Alto-Mar “Triunfo” realiza exercício de acionamento do Plano de Contingência de Pandemia

blank
destramento simulou o resgate de um paciente infectado em uma embarcação e o seu transporte para o navio

O Rebocador de Alto-Mar “Triunfo” (RbAM), subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, realizou, no dia 8 de abril, com o Hospital Naval de Natal e a Base Naval de Natal, o exercício de acionamento do Plano de Contingência de Pandemia no Contêiner de Tratamento de Doenças Infectocontagiosas.

O CTDIC é um contêiner tático de apoio aos navios divididos em três ambientes: antecâmara, enfermaria e banheiro, com um mecanismo de isolamento que mantém o seu interior com pressão inferior ao meio externo, dificultando a saída de micro-organismos para o exterior.

blank
O exercício demonstra a capacidade de pronto emprego do Navio para o socorro a tripulante com sintomas de doenças infectocontagiosas

O exercício consistiu na simulação do acionamento pelo Comando do 3º Distrito Naval do Plano de Contingência de Pandemia para resgate de um enfermo com problemas respiratórios numa embarcação em alto-mar. O adestramento foi conduzido em várias fases, desde a preparação e embarque do contêiner, a simulação do resgate de um paciente infectado em uma embarcação e o seu transporte para o navio, até o adestramento das equipes de bordo, médicos e enfermeiros sobre as peculiaridades da operação do equipamento.

Fonte: Marinha do Brasil

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

Receba nossas notícias em tempo real através dos aplicativos de mensagem abaixo:

blank
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui