O Rebocador de Alto-Mar Tritão, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul, realizou no dia 12 de abril, o exercício de Minagem Defensiva de Portos (SULMINEX I) com o sistema de lançamento de minas SH-60, nas proximidades da Praia do Cassino em Rio Grande-RS, região sob jurisdição do Comando do 5º Distrito Naval.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Faina de lançamento de minas

A faina de minagem consiste no lançamento preciso e criterioso de minas em áreas selecionadas, de modo a compor um dispositivo capaz de negar o uso do mar ao inimigo, seja destruindo, limitando ou retardando o trânsito de seus meios de superfície e submarinos.

O aprestamento dos navios para esse tipo de operação visa a manter a precisão e procedimentos para o lançamento de um campo de minas, bem como verificar o funcionamento do aparelho de fundeio dos artefatos nacionais.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).