Proposta suspende a inclusão da Nuclep no programa de desestatização

Empresa fabrica equipamentos pesados para indústrica nuclear, naval, química e de energia

André Figueiredo: programa de submarinos nucleares mostra importância estratégica da Nuclep (Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 153/20 susta o Decreto 10.322/20, cujo objetivo é inserir a Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep) no Programa Nacional de Desestatização. O texto está em análise na Câmara dos Deputados

“A importância fundamental da Nuclep ficou ressaltada por seu papel no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub)”, disse o autor, deputado André Figueiredo (PDT-CE). “Desestatizar a empresa não se revela de boa administração”, continuou.

A proposta cita que a Nuclep, instalada no Rio de Janeiro, foi responsável pela fabricação do casco de resistência do submarino nuclear Riachuelo (SBR-S40), o primeiro de quatro embarcações a serem construídas como parte de uma política de fortalecimento da soberania naval do País.

Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Minas e Energia; de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e Constituição; e de Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para apreciação do Plenário.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Cláudia Lemos

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Sair da versão mobile