Durante um mês, de 3 de junho a 3 de julho, o Comando do 9º Distrito Naval (Com9°DN) ofereceu cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para os Marinheiros-Recrutas da Turma 1/2024. Em colaboração com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), o Projeto Soldado Cidadão capacitou os recrutas em diversas áreas profissionais, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho após o serviço militar.

Detalhes dos Cursos Oferecidos

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) oferecidos aos Marinheiros-Recrutas incluíram Agente de Portaria, Panificação, Manutenção em Motores de Popa e Auxiliar de Almoxarife. Cada curso teve uma carga horária total de 160 horas, sendo 140 horas dedicadas a aulas específicas de cada área e 20 horas voltadas para noções de empreendedorismo. As aulas práticas e teóricas ocorreram em diversos locais, como o Com9°DN, o 1° Batalhão de Operações Ribeirinhas, o Centro de Intendência da Marinha em Manaus (CeIMMa) e a Estação Naval do Rio Negro (ENRN), proporcionando aos recrutas uma formação completa e diversificada.

Objetivos e Impactos do Projeto Soldado Cidadão

O Projeto Soldado Cidadão tem como objetivo principal promover a qualificação profissional dos Marinheiros-Recrutas incorporados na Marinha do Brasil por meio do Serviço Militar Obrigatório. A iniciativa visa preparar os recrutas para o mercado de trabalho, oferecendo-lhes maiores oportunidades de emprego após o licenciamento do serviço ativo da Marinha. Muitos dos participantes destacaram a importância dos cursos para sua formação e futuro profissional. Um dos recrutas, por exemplo, relatou que o curso de Manutenção em Motores de Popa lhe deu confiança para buscar emprego na área náutica, enquanto outro, do curso de Panificação, já planeja abrir seu próprio negócio.

Parceria com o CETAM

A colaboração com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) foi fundamental para o sucesso do Projeto Soldado Cidadão. O CETAM trouxe sua expertise em educação técnica e continuada, garantindo a qualidade dos cursos oferecidos. Os instrutores, altamente capacitados, utilizaram metodologias de ensino modernas e eficazes, que combinaram teoria e prática de maneira equilibrada. Essa parceria não só beneficiou os recrutas, mas também fortaleceu os laços entre a Marinha do Brasil e as instituições de educação locais, criando um modelo de cooperação que pode ser replicado em outras regiões e projetos futuros.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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