Projeto “Inspire” em exposição no hall da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Desde o início deste ano, o milésimo equipamento “Inspire” vem ocupando posição de destaque na exposição montada no corredor principal do hall da Diretoria da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). O objetivo é destacar os principais projetos desenvolvidos ao longo dos 128 anos de existência dessa Instituição, em especial os que contribuíram para o desenvolvimento da engenharia no Brasil. A exposição materializa os 65 anos de parceria entre a Marinha e a USP.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em abril de 2021, um Grupo de Trabalho (GT) do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) foi constituído com a participação de cerca de 70 militares, civis e pesquisadores da EPUSP, a fim de suprir a necessidade de Equipamentos de Suporte Respiratório Emergencial e Transitório do tipo “Ambu Automatizado” para pacientes acometidos pela Covid-19. Durante esse período, um esforço logístico foi empreendido para a fabricação e distribuição de equipamentos para diversas unidades de saúde no País, contribuindo para dar suporte à vida nos casos respiratórios mais graves, na fase mais aguda da pandemia.

Em novembro de 2021, o CTMSP, com a supervisão do Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo, realizou o descomissionamento da Linha de Produção do “Inspire”, efetuando na oportunidade a entrega do milésimo equipamento, objeto dessa Mostra.

O Projeto, hoje exposto com destaque no hall da EPUSP, cumpriu com eficácia sua função de contribuir com as medidas de enfrentamento à Covid-19.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).