Google News

Um projeto de pesquisa do IMPA que vai testar a aplicação da inteligência artificial no diagnóstico por imagem foi aprovado no edital “Apoio a Redes Temáticas de Inteligência Artificial”, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Além de coordenar este trabalho, o pesquisador do instituto Roberto Imbuzeiro foi selecionado para liderar também um projeto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) que pretende construir um modelo de cidade inteligente mitigador de impactos ambientais, e outro do Instituto Militar de Engenharia (IME), que quer usar a IA como ferramenta de gestão na prestação de serviços públicos de saúde.

“O IMPA está investindo energicamente na abertura de novas frentes de atuação, em parceria com o setor produtivo. O objetivo é acentuar a transferência do conhecimento matemático para as empresas brasileiras, melhorando cada vez mais a produtividade da nossa economia. Para isso, criamos recentemente o Centro Pi (Centro IMPA de Projetos e Inovação). A aprovação deste importante projeto, voltado para o desenvolvimento de técnicas de inteligência artificial para o diagnóstico por imagem, atesta de modo muito claro a seriedade do nosso esforço”, afirmou o diretor-geral do instituto, Marcelo Viana.

“Energias renováveis, impacto agroambiental e mudanças climáticas” (UFRJ), “Imageamento, cidades inteligentes e gestão pública de saúde” (IMPA, UERJ e IME) e “Energia e educação virtual” (PUC-Rio e IFF) são os temas dos projetos sob coordenação de Roberto Imbuzeiro. O valor total a ser investido é de R$10 milhões, e irá custear auxílios e bolsas para pesquisadores.

A chamada da Faperj teve como objetivo fomentar projetos de pesquisa aplicada em inteligência artificial por meio da articulação de grupos de pesquisadores e empresas. A ideia é que os núcleos possam desenvolver, em rede e de forma mais profunda, a parte tecnológica dos projetos, e que disponibilizem soluções e tecnologias inovadoras no mercado. Tudo pensando nas demandas sociais e econômicas do estado do Rio de Janeiro. A expectativa é transformar o Rio em um centro de excelência em inovação diante dos desafios da revolução digital, e uma referência para o Brasil e o mundo.

Fonte: IMPA

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui