Aconteceu na manhã dessa quarta-feira (29), no Comando da Aeronáutica (COMAER), em Brasília (DF), mais uma edição do Projeto Ampliando Horizontes. Desta vez, a apresentação ficou por conta do jornalista Leonardo Coutinho, que palestrou sobre “O Brasil, a América Latina e os interesses transregionais”. Participaram do evento o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, membros do Alto-Comando da Aeronáutica e Oficiais-Generais convidados.

O jornalista é especialista em ameças transnacionais com pesquisas direcionadas às inteirações entre corrupção, tráfico de drogas e terrorismo. Desde 2018, é pesquisador no Center for a Secure Free Society (SFS) com sede em Washington, nos Estados Unidos.

O objetivo do Ampliando Horizontes é promover a interação e o diálogo dos Oficiais de mais alto nível de decisão da Força Aérea com profissionais liberais e do meio acadêmico, executivos, líderes, empreendedores, formadores de opinião e personalidades dos diversos setores da sociedade brasileira.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

i2192921050807736

Para o Jornalista Leonardo Coutinho foi uma honra participar do Projeto Ampliando Horizontes. “Uma oportunidade singular de discutir com os Oficiais-Generais da FAB temas relacionados à Segurança, Defesa e Geopolítica, considerando a relação do Brasil com atores extrarregionais”, relatou.

Ao final, o Comandante da Aeronáutica agradeceu a participação do palestrante e entregou uma miniatura de aeronave Gripen.

Projeto Ampliando Horizontes

O Projeto, iniciado em julho de 2017, prevê a realização de encontros com a finalidade de proporcionar a exposição e o debate de temas atuais, dentro da área de atuação de cada personalidade ou da Instituição representada, além da contextualização da atuação da FAB no âmbito da sua missão constitucional.

A análise do cenário nacional e internacional, a atuação das instituições, as transformações da sociedade brasileira, ética, cidadania, valores e visão prospectiva, são alguns dos temas abordados durante os encontros.

Fotos: Sargentos Bianca e Ionara / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).