A cerimônia de colação de grau ocorreu em Itajubá (MG)

A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) realizou, em 18 de janeiro, em Itajubá (MG), a cerimônia de colação de grau do primeiro Oficial da Marinha a realizar o curso de Graduação em Engenharia Mecânica Aeronáutica. A cerimônia foi presidida pelo Reitor da UNIFEI, Prof. Dr. Edson da Costa Bortoni, e contou com a participação do Vice-Reitor da UNIFEI, Prof. Dr. Antônio Carlos Ancelotti Junior, do coordenador do curso de Engenharia Mecânica Aeronáutica, Prof. Dr. Marcelo Santiago de Sousa, e do Diretor de Aeronáutica da Marinha, Contra-Almirante José Vicente de Alvarenga Filho.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Capitão-Tenente Luiz Filipe de Sousa Morais destacou-se no curso de Graduação em Engenharia Mecânica Aeronáutica com Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) de 9,37, com recebimento de Láurea Acadêmica, que é uma honraria de reconhecimento ao mérito acadêmico do aluno com desempenho destacado durante a sua formação. A Láurea Acadêmica é concedida pela UNIFEI ao aluno de maior IRA no curso e que apresente IRA igual ou superior a 9,0. Desde a criação do curso em 2011, nenhum aluno havia obtido este resultado.

O curso é resultado de um convênio celebrado em 2016, entre a União, por intermédio da Diretoria de Ensino da Marinha, e a UNIFEI, para ensino e pesquisa técnico-científica. O convênio encontra-se em processo de renovação. Atualmente, mais dois Oficiais-Alunos estão realizando a Graduação, e um terceiro iniciará as atividades neste ano.

O Capitão-Tenente Luiz Filipe foi designado para servir no Grupo Aéreo Naval de Manutenção, onde terá oportunidade para aplicar todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).