A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou, na última terça (1º), a 1ª EXPO DEV. O evento, que se encerra nesta quinta (03), é realizado na Sede Nacional da PRF, em Brasília, e reune desenvolvedores de sistemas de tecnologia de todas as regionais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A proposta do evento é fazer o levantamento e identificar os sistemas em desenvolvimento em cada um dos estados e alinhá-los junto aos gestores negociais e demais sistemas em produção, proporcionando troca de informação, otimização dos recursos e diminuição de possíveis custos.

Desta forma, haverá um maior aproveitamento e direcionamento dos sistemas de acordo com a necessidade, onde as regionais poderão fornecer e absorver o conteúdo desenvolvido em outros estados, assim como aqueles de interesse no âmbito nacional, dentro da infraestrutura da DTIC.

Com o alinhamento dos sistemas, será possível prover ainda mais segurança da informação em sistemas desenvolvidos dentro da PRF. A EXPO DEV está alinhada com os objetivos estratégicos da PRF para aprimorar a governança, a aprendizagem, o conhecimento e a integridade institucionais; fundamentar o processo decisório em evidências e orientá-lo para resultados; e vincular o emprego de recursos e capacidades à estratégia institucional.

O Diretor de tecnologia da informação e comunicação, Fábio Willians, afirmou que a PRF vem se preparando para dar sustentação e segurança cada vez maiores aos sistemas do órgão.

Para o Diretor-Geral da PRF, Eduardo Aggio, o evento é fundamental na evolução da PRF, na capacidade de transformar a execução de serviços, gerando melhores resultados e maior eficiência dos recursos através da tecnologia. Aggio ainda destacou: “faremos cada vez mais investimento em tecnologia da informação”.

Fonte: Agência PRF

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).