“Promover a prosperidade da Nação garantindo a segurança pública e a mobilidade no Brasil”. Essa é a missão da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prevista no Novo Planejamento Estratégico da instituição para o período de 2020-2028, cuja revisão foi aprovada por meio da Portaria nº 211 da Diretoria-Geral, assinada durante solenidade de comemoração aos 92 anos do órgão no dia 24 de julho, em Brasília.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No ano da transformação digital, o planejamento e todos seus desdobramentos foram compilados na Revista Estratégia, cuja versão digitalizada por ser acessada clicando AQUI. Na publicação, com diagramação arrojada e conteúdo didaticamente compreensível, o leitor poderá conferir capítulos sobre a estratégia de inovação para a governança, os caminhos da PRF na segurança pública, a carta de serviços, além das políticas, programas e planos nacionais.

A história de 92 anos da PRF também está estampada nas páginas da Revista e pode ser conferida ainda por meio de um QR CODE. Na versão 2.0 do Mapa Estratégico e presente nas entrelinhas das 76 páginas que compõem o material, estão os valores que devem nortear as ações dos quase 11 mil servidores do órgão: profissionalismo, respeito, transparência, integridade e excelência.

O Planjamento Estratégico atende aos anseios da nova gestão do órgão, sob o comando do PRF Eduardo Aggio, que ocupa o mais alto cargo da instituição desde o último dia 22 de março. Revisar as estratégias foi o primeiro passo do gestor em busca da “Excelência na Pronta Resposta Federal, referência em inovação, conhecimento e efetividade em segurança pública” – nova visão da PRF.

“O planejamento estratégico é um exercício excepcional que oportuniza a definição das aspirações e dos propósitos de uma organização. Para um órgão constitucional, permanente e que, ao final do período estabelecido para este Plano, terá completado um século de existência, o desafio é ainda maior”, declarou o Diretor-Geral na publicação.

Os desafios, o referencial estratégico, os resultados institucionais, os objetivos estratégicos, indicadores, plano diretor e táticos e tecnologia da informação e comunicação estão em pauta na Revista Estratégia. Trata-se da consolidação das estratégias que demonstram inequivocamente a centralidade do protagonista da missão PRF: o cidadão.

“Embora o cenário, as tecnologias, os métodos e as ferramentas estejam em constante evolução, o âmago da nossa atuação continuará sendo o trabalho incansável por um país mais justo, seguro e próspero”, declarou Eduardo Aggio.

Fonte: Agência PRF

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).