A partir de sábado, 14 de março, às 22h, o Discovery revela os bastidores das operações realizadas pelos agentes que patrulham os limites dos territórios brasileiro e colombiano com a nova série OPERAÇÃO FRONTEIRA – AMÉRICA DO SUL. Os vinte episódios de meia hora são uma co-produção entre a Mixer Films e a Discovery.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No Brasil, a série se concentra no registro das atividades da Polícia Rodoviária Federal, nas fronteiras que conectam o Brasil ao Paraguai e à Bolívia, zonas onde se pratica quase todo o tipo de atividade ilícita, desde o contrabando de mercadorias até o tráfico de drogas e armas. Na Colômbia, as câmeras seguem de perto os trabalhos de agentes da Migração Colômbia, Direção de Impostos e Aduanas e da Polícia Fiscal e Aduaneira nas fronteiras com Venezuela e Equador, locais onde criminosos se misturam com aqueles que, diante de uma situação econômica precária, procuram suprimentos básicos como alimentos e medicamentos no país vizinho.

Em formato docureality, a atração capta momentos repletos de ação que fazem parte da rotina dos profissionais responsáveis pelo combate ao crime e por uma das funções cruciais para manutenção da soberania nacional: a vigilância das fronteiras. São homens e mulheres que compartilham suas histórias e trabalhos, alegrias e dramas, enquanto zelam pela segurança de milhares de pessoas comuns que atravessam os limites dos países diariamente.

Estendendo-se por cidades movimentadas e rincões em áreas remotas, as zonas fronteiriças brasileiras e colombianas compartilham de uma mesma característica: são zonas especialmente sujeitas a crimes internacionais, como o contrabando e o tráfico de drogas e, por isso, locais de enfrentamento constante entre as forças policiais e organizações criminosas, sejam elas formadas por traficantes de drogas e armas ou por contrabandistas de mercadorias.

Serie-01

OPERAÇÃO FRONTEIRA – AMÉRICA DO SULacompanha os agentes de policiamento de fronteira no Brasil e Colômbia, na vigilância em tempo integral e na execução de operações que reúnem os serviços de inteligência contra as mais diversas formas do crime. Milhares de pessoas e enormes quantidades de mercadorias atravessam essas fronteiras todos os dias. Assim, a colossal tarefa dessas equipes consiste em distinguir atividades criminosas e viajantes regulares, driblando os esquemas mirabolantes de ocultamento de drogas e itens contrabandeados. Para enfrentar essas situações extremas, os agentes contam com anos de experiência, cães treinados e tecnologia.

Dos problemas simples, como a identificação de passaportes falsos, aos mais complexos esquemas montados para o tráfico de drogas, cada episódio documenta o desenrolar de ao menos três casos diferentes com o objetivo de mostrar ao público o trabalho árduo que os agentes de patrulhamento de fronteira enfrentam todos os dias para proteger algumas das mais importantes rotas da América do Sul.

Em fevereiro, a o um dos primeiros episódios da série foi exibido, com exclusividade, para os servidores da PRF na sede, em Brasília. Na ocasião, que contou com a presença do diretor série, Rodrigo Astiz, os policiais puderam conferir um pouco do que foi preparado para o programa. Leia a notícia da exibição da série na sede da PRF clicando aqui.

SERVIÇO OPERAÇÃO FRONTEIRA – AMÉRICA DO SUL

Estreia: sábado,14 de março, às 22h

Classificação indicativa: 10 anos

Fotos Mixer Films e Discovery

Fonte: Agência PRF

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).