Vice-Almirante Ralph Dias e Presidente da ABL (à esquerda) durante entrega de exemplares na comunidade Bom Jesus do Puduarí

O Presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Marco Lucchesi, participou, no dia 15 de novembro, de uma ação de assistência hospitalar a bordo do Navio de Assistência Hospitalar “Doutor Montenegro”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas e realizou a entrega de livros doados pela Academia para ribeirinhos da comunidade Bom Jesus do Puduarí, município de Novo Airão (AM).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A doação faz parte de um Protocolo de Intenções firmado entre a Marinha e a ABL, em 2020. Outros exemplares serão doados por ocasião das próximas comissões realizadas pelos navios de assistência hospitalar na Amazônia. “Há duas fomes no País e uma delas é de leitura. Temos um protocolo firmado com a Marinha que é de levar os livros para comunidades ribeirinhas e esse já vem acontecendo durante a pandemia”, declarou o Presidente da ABL.

crianasdfgbryjtdghdsfhgj
Criança ribeirinha com livro doado pelo Presidente da ABL

No dia 16, em Manaus (AM), Marco Lucchesi conheceu o Comando do 9º Distrito Naval, assistiu a uma palestra sobre Ensino Profissional Marítimo, no Centro Técnico de Formação de Fluviários da Amazônia Ocidental, e conheceu a Escola Estadual Ernesto de Mello Baptista, onde há um acervo da Academia disponível para os alunos.

Assistência Hospitalar

Durante a comissão, acompanhada pelo Presidente da ABL, 118 pessoas foram atendidas. Foram feitos 1.264 procedimentos, sendo 751 odontológicos, distribuídos cerca de 450 kits de higiene bucal, além da entrega de medicamentos e preservativos pela equipe de médicos, enfermeiros e farmacêuticos que compõem a tripulação do navio.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).