PPGEM e NAC: Visita à Escola Naval reforça cooperação civil-militar

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Em uma experiência enriquecedora, 10 alunos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos e 15 integrantes do Núcleo de Avaliação da Conjuntura participaram de uma visita especial aos Avisos de Instrução da Escola Naval, acompanhados por oficiais da Marinha do Brasil. A visita incluiu a observação de diversas Organizações Militares, ampliando o entendimento civil sobre o setor e fomentando novos canais de colaboração entre as áreas civil e militar.

Objetivos e Importância da Visita

A visita aos Avisos de Instrução da Escola Naval foi planejada para promover a integração entre civis e militares e enriquecer a formação dos alunos do PPGEM e dos integrantes do NAC. A experiência permitiu que esses participantes, incluindo pesquisadores e estagiários, vivenciassem o cotidiano das operações navais e conhecessem de perto o trabalho das Organizações Militares. Para os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos, essa vivência prática amplia os horizontes acadêmicos, fornecendo uma compreensão detalhada sobre as rotinas militares e as estruturas que sustentam a defesa nacional.

O Núcleo de Avaliação da Conjuntura, por sua vez, desempenha um papel essencial na análise e no monitoramento de cenários estratégicos, e visitas como essa fortalecem o embasamento dos estudos produzidos pela Escola de Guerra Naval. A aproximação com a Marinha e com as estruturas operacionais permite que os pesquisadores obtenham um conhecimento prático e estratégico, fundamental para uma visão crítica e informada das questões marítimas e de segurança nacional.

Experiência a Bordo e Observação das Organizações Militares

Durante a navegação, os participantes foram acompanhados pelo Capitão de Mar e Guerra Maxwell Denigres, a Capitão de Corveta Kétia Araújo e a Primeiro-Tenente Brenda Marinho. A bordo dos Avisos de Instrução, alunos e pesquisadores tiveram a oportunidade de receber instruções sobre as operações navais e as dinâmicas de comando e controle dos recursos militares. Essa navegação educativa foi fundamental para que os alunos e pesquisadores compreendessem os aspectos técnicos e táticos das atividades marítimas realizadas pela Marinha.

Além da experiência a bordo, a visita incluiu a observação de várias Organizações Militares, como a Diretoria de Hidrografia e Navegação, a Base Naval do Rio de Janeiro, a Base Almirante Castro e Silva, o Centro de Instrução Almirante Wandenkolk e o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. Essas organizações representam alguns dos pilares operacionais e de infraestrutura da Marinha, e a visita permitiu que os participantes conhecessem as funções específicas de cada uma delas, ampliando o entendimento sobre a complexidade e a importância do setor naval para o país. De acordo com José Ricardo Araújo, estagiário-coordenador do NAC, “a experiência foi enriquecedora para fortalecer o conhecimento dos pesquisadores civis acerca das Organizações Militares, além de abrir novos canais de cooperação civil-militar”.

Impacto da Visita na Cooperação Civil-Militar e na Formação Acadêmica

A integração promovida pela visita representa mais do que um ganho acadêmico para os alunos e pesquisadores; ela sinaliza uma possibilidade de expansão da cooperação civil-militar no Brasil. Através de experiências práticas, como essa, a Escola de Guerra Naval reforça seu papel na construção de pontes entre o setor acadêmico e o militar, gerando oportunidades de colaboração e desenvolvimento conjunto. Os canais de cooperação abertos entre a Marinha e a academia são essenciais para promover estudos estratégicos que contemplem as reais necessidades e desafios do setor marítimo, e o NAC desempenha um papel ativo na manutenção desses vínculos.

A vivência prática em ambientes operacionais fortalece a base acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos, oferecendo aos alunos uma compreensão profunda do setor, o que contribui significativamente para a formação de futuros especialistas em defesa e segurança marítima. Ao final da visita, os participantes destacaram a relevância dessa interação para o desenvolvimento de uma perspectiva mais integrada e abrangente, que combina o conhecimento acadêmico com a prática militar.

Com essa visita, o PPGEM e o NAC reafirmam seu compromisso com uma formação acadêmica de excelência, promovendo, ao mesmo tempo, a integração de civis e militares em prol da segurança e do desenvolvimento marítimo no Brasil. A Escola de Guerra Naval, ao propiciar vivências como esta, amplia a capacidade de cooperação estratégica do país, contribuindo para uma sociedade mais informada e colaborativa no contexto da defesa nacional.

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Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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