blank

Esta pesquisa é o resumo da tese de doutorado que teve por objetivo analisar as relações históricas entre França e Brasil na área de Defesa, desde as missões de instrução, aquisição de blindados até a entrada do Brasil nas eras supersônica, missilística e de asas rotativas, e, por meio de estudos de caso, esclarecer em que momento da história estas relações se configuraram como parceria estratégica. Considera-se nesta pesquisa a transferência de tecnologia (ToT) um processo político tratado entre Estados como parte do desenvolvimento autônomo de programas estratégicos nacionais de defesa de longo prazo. Sustenta-se que a parceria estratégica entre França e Brasil por meio da ToT para programas estratégicos de defesa e os offsets, ademais de serem parte da Grande Estratégia da França, contribuirão para distribuir capacidades e exercer maior projeção política no sistema internacional.

Autora: Doutora Fernanda das Graças Corrêa*

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Leia o artigo completo: http://ebrevistas.eb.mil.br/index.php/RESG/article/view/1244/1205

* Doutora em Ciência Política na Área de concentração Estudos Estratégicos pela Universidade Federal Fluminense, assessora na Assessoria de Planejamento Estratégico da estatal Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A., atualmente, cedida como Adjunta da Divisão de Assuntos de Geopolítica e Relações Internacionais da Escola Superior de Guerra. Contato: < [email protected]>