A Polícia Federal participou, ontem (21), de uma ação conjunta com a Marinha Francesa e Marinha do Brasil que culminou com a apreensão de mais de seis toneladas de cocaína, nas proximidades da costa africana.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participaram, ainda, do esforço conjunto para a apreensão autoridades policiais e aduaneiras da França e da Holanda, além do Centro de Análise e Operações Marítimas-Narcóticos (MAOC-N) e da EUROPOL.

A droga estava a bordo de um navio com 105 metros de comprimento que saiu do litoral brasileiro, a partir de onde foi monitorado em seu deslocamento com a carga ilícita. A apreensão é considerada recorde pelas autoridades estrangeiras.

A cooperação internacional é uma das diretrizes da Polícia Federal no enfrentamento ao tráfico de drogas e armas e às facções criminosas, juntamente com a descapitalização, por meio de investigações de lavagem de dinheiro, e a prisão de lideranças dos grupos criminosos.

Comunicação Social da PF

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).