Aconteceu nesta segunda-feira (27), na Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB), a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier, a Medalha Tiradentes. Ao todo 291 militares e civis foram homenageados devido ao serviço prestado à PMDF e à sociedade do Distrito Federal (DF). O Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, e mais três agraciados da Força Aérea Brasileira (FAB) foram homenageados no pátio da APMB.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Parte dos homenageados recebeu a honraria das mãos do Governador Ibaneis Rocha, junto com o Comandante da PMDF, Coronel QOPM Márcio Cavalcante de Vasconcelos.

Em seu discurso o Comandante da PMDF, Coronel QOPM Márcio Cavalcante de Vasconcelos saudou todas as autoridades militares e civis presentes, e homenageadas e fez em especial uma alusão especial a todos os policiais militares, guerreiros, cujo a homenagem principal é a outorga da Medalha Tiradentes. “É característica intrínseca, daqueles que no pátio das nossas escolas de formação são galgados e lapidados, dia após dia para servirem a linha de frente da defesa da sociedade brasiliense. É por isso que esta comenda a de mais alto grau da PMDF recebe o nome do nosso Patrono, medalha Tiradentes, uma homenagem a cada um dos nossos policiais militares, a vocês, que mesmo com o risco da própria vida, mantêm-se altaneiros na guarda e na sentinela dessa capital”, destacou.

i2192714263808994

Para o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Ary, a Medalha Tiradentes é de extrema importância para FAB. “Ela traduz toda essa parceria, as ações conjuntas que acontecem aqui no Distrito Federal entre a FAB e a PMDF, a sinergia das ações entre essas duas grandes corporações é importantíssima para que a gente tenha um ambiente sempre de tranquilidade e muita paz, e de cooperação mútua”, destacou o Oficial-General.

i2192714265502972A Oficial mais moderna da Força Aérea a receber a medalha, Tenente  QOCON SJU Arieny Sales de Araújo Carneiro, fala da importância da condecoração. “A medalha é o reconhecimento da PMDF ao trabalho da FAB, onde estou sempre a disposição para apoiar as instituições”, disse.

A outorga

A medalha Alferes Joaquim José da Silva Xavier, medalha Tiradentes, foi criada originalmente pelo decreto nº. 5.272 de 06 de junho de 1980 e foi elevada à Ordem do Mérito pelo decreto nº. 32.783, de 1º de março de 2011, tornando-se a mais importante distinção honorífica da PMDF.i2192714265207926

O objetivo da medalha é prestar o devido reconhecimento aos policiais militares do Distrito Federal que se destacaram no exercício de suas funções e motivá-los a continuar exercendo um bom trabalho para a comunidade do DF.

A medalha também é destinada a condecorar cidadãos que contribuíram de forma relevante com as atividades desempenhadas pela Polícia Militar e, consequentemente, para com a segurança pública do DF.

Fotos: Suboficial Nery e Sargento Figueira / CECOMASER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).