📡 A Edição nº 5 do Informativo RADAR com as TOP 10 matérias selecionadas pelos editores em 🇧🇷 Português, 🇺🇸 Inglês e 🇪🇸 Espanhol já está disponível.

Neste número, destacamos a criação do Grupo Técnico para gerenciamento da Amazônia Azul e tendências mundiais para a Defesa no Brasil até 2040. Também trazemos alguns temas relacionados aos Estados Unidos, tais como estudos prospectivos sobre o futuro dos seus porta-aviões, o anúncio das novas diretrizes da Estratégia de Defesa Espacial, a influência dos “narco-submarinos” para a logística e estratégia marítima norte-americana, e a investigação de efeitos de lesão cerebral traumática em militares do Comando de Operações Especiais estadunidenses. Visualizamos, ainda, a contínua preocupação da China com a segurança alimentar para sua estabilidade geopolítica e econômica, assim como o estabelecimento de novas regras para a exportação de tecnologias chinesas sob a prerrogativa da segurança nacional. Adicionalmente, abordamos os impactos negativos da Covid-19 nas finanças públicas e na insegurança alimentar e um estudo prospectivo do governo da Venezuela no contexto social pós-pandemia.

Boa leitura!

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Prof. Dr. Thauan Santos
Coordenador

Nessa edição temos os seguintes tópicos em destaque:

◼️ Marinha norte-americana inicia estudos prospectivos sobre o futuro dos porta-aviões

◼️ A guerra moderna pode estar destruindo cérebros

◼️ Narco-submarinos servem de inspiração para estratégia marítima norte-americana

◼️ Para conhecer a China, siga o rastro da informação

◼️ Governo chinês estabelece novas regras para a venda de tecnologia

◼️ Estudo prospectivo avalia a sociedade venezuelana pós-pandemia

◼️ Pandemia compromete finanças públicas e agrava a insegurança alimentar

◼️ Artigo da ABIN aborda tendências mundiais para a Defesa até 2040

Acesse aqui 👉 https://www.projetoradar.com.br/informativo-radar/

Se cadastre na Newsletter do Informativo RADAR para ser notificado de próxima edição 👉 https://www.projetoradar.com.br/assine-o-radar/

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).