No período de 26 a 29 de outubro, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada ( 4ª Bda C Mec) realizou o Exercício do Período de Adestramento Avançado (PAA 2020), com o objetivo de preparar as organizações militares diretamente subordinadas (OMDS) para a defesa externa no ambiente operacional de fronteira, bem como desenvolver e manter o valor profissional e a capacidade de liderança militar dos Quadros e, ainda, avaliar as estruturas de pessoal e material da Brigada Guaicurus.

O exercício foi desenvolvido em 3 vertentes: Logística, com a montagem e operação de uma base logística pelo 28º Batalhão Logístico; Comando e Controle, com a montagem e operação dos postos de comando das unidades e subunidades envolvidas; e a realização de uma Operação de Marcha para o Combate, conduzida pelos Regimentos de Cavalaria da 4ª Bda C Mec.

O exercício, que está previsto no Sistema de Instrução Militar do Exército (SIMEB) e no Programa de Instrução Militar 2020-2021 (PIM 20/21), ambos do Comando de Operações Terrestres, contou com o emprego de 275 viaturas e 1.019 militares das organizações militares subordinadas à 4ª Bda C Mec.

Fonte: 4ª Bda C Mec

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).