Em celebração aos duzentos anos da Independência do Brasil, o Ministro da Defesa participou, nesta segunda-feira (15), da cerimônia de abertura da exposição “Bicentenário da Independência”, na Presidência da República. A exibição, que permanece no térreo do Palácio do Planalto até 15 de novembro, é iniciativa da Comissão Interministerial Brasil 200 anos.

A mostra é composta pela exposição iconográfica “Memória, Política e Sociedade: 200 anos de independência”, da Biblioteca Nacional; por livros comemorativos da Fundação Alexandre de Gusmão, do Ministério das Relações Exteriores; por selos comemorativos dos Correios; pelas caixas Centenária e Bicentenária da Imprensa Nacional; por moedas comemorativas de R$ 2 e R$ 5, produzidas em prata e ouro pelo Banco Central; e pelo veículo Rolls-Royce utilizado pela Presidência da República. Além de bandeiras históricas e totens que divulgam a programação do marco histórico no País.

(Brasília - DF, 15/08/2022) Exposição comemoração do Bicentenário da Independência.Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em setembro, a exposição será atualizada com a chegada dos hinos originais compostos por Dom Pedro I, recém restaurados, com apoio e curadoria da Fundação Nacional de Artes e da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Com informações da SECOM
Fotos: Clauber Cleber Caetano

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).