WhatsApp começa a liberar fotos e vídeos autodestrutivos para todos

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
O WhatsApp finalmente colocou o novo sistema de arquivamento de chats e as mídias autodestrutivas em rota para todos os usuários. Os recursos saem de um longo período de testes para a versão estável do app e podem já estar disponíveis para você na manhã desta segunda-feira (12), com um porém: inicialmente, a novidade chega somente às versões Web e Desktop do mensageiro. O canal beta para iOS também recebe notificações mais dinâmicas.
Novo “Arquivar” do WhatsApp
Aqueles que nos acompanham, devem estar ligados no funcionamento do novo sistema de arquivo de mensagens. Quando conversas são guardadas ali, elas não voltam mais para a lista inicial de chats em caso de recebimento de uma nova mensagem.

Assim, o papo arquivado só volta a aparecer em destaque entre os chats principais se for desarquivado manualmente. Enquanto a conversa estiver na gaveta, o grupo ou chat individual são automaticamente silenciados (e não mandam notificações para você de nenhuma maneira, nem com marcações).
O menu de arquivo ganhou um atalho na tela inicial, no topo da lista de bate-papos, e indica com um pequeno número a quantidade de conversas guardadas entre as mensagens não lidas. Se o novo esquema não agradar, você pode retornar ao modo antigo no menu de configurações.
Fotos e vídeos autodestrutivos
Mensagens que somem sozinhas do WhatsApp agora são complementadas pelas mídias de visualização única. Com a novidade, você pode enviar fotos e vídeos para seus amigos e ter a certeza de que aquele arquivo será excluído após terem sido abertos pela primeira vez.

Na tela de edição da foto ou vídeo, basta apertar no ícone com o número “1”, encaixado no canto inferior direito da tela, perto do botão de enviar, para habilitar a autodestruição. Assim que chegar ao celular do destinatário, o WhatsApp não apresenta uma pré-visualização do conteúdo, mas descreve o formato e o tamanho do arquivo.
Se a pessoa que recebeu olhar o que tem na mensagem, o balão é substituído por uma etiqueta de “visualizado”. Além disso, a mídia também some automaticamente se não for aberta. Vale lembrar que, diferente de sistemas como Telegram, Instagram e Snapchat e o WhatsApp não avisa se o destinatário tirar print da tela, portanto use este recurso com cuidado.
O site WABetaInfo, que flagrou a chegada dos recursos primeiro, informa que a novidade estreia inicialmente na versão Web/Desktop do WhatsApp — que, no último domingo (12), começou a receber a atualização 2.2126.11. Não há previsão para que as ferramentas alcancem todos os usuários, mas o atraso deve durar poucos dias.
Novas notificações na versão de iOS
Com a estreia de recursos na versão estável, a fila anda no canal beta. Usuários de iPhone agora podem receber um novo padrão de notificações mais útil para conferir mensagens antigas.

Assim que uma mensagem chega, a notificação toma a parte superior da tela e o utilizador poderia expandir o balão para acompanhar uma pré-visualização do papo. É quase como uma pequena janela do WhatsApp, já que dá para rolar no chat para conferir outras mensagens, ver a prévia de imagens e até escrever respostas sem precisar abrir o app.
Neste caso, a novidade foi encontrada na compilação de número 2.21.140.9 do mensageiro. Não há previsão para a chegada em outras versões, mas o Android conta com soluções parecidas dependendo da distribuição, como na MIUI 12, da Xiaomi, e One UI, da Samsung.
Fonte: WABetaInfo (1, 2) e Canal Tech
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395