Marinha do Brasil recruta atletas de alto rendimento para Jogos Olímpicos de Paris 2024

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A pouco mais de um ano para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, em 26 de julho de 2024, a Marinha do Brasil (MB) intensifica a formação de atletas militares que comporão o Programa Olímpico da Marinha (PROLIM). Na última sexta-feira (12), 36 atletas de alto rendimento foram incorporados à Força, após a conclusão da 1ª fase do Estágio de Habilitação para Praças da Reserva de 2ª Classe da Marinha.

Os atletas PROLIM e sua preparação

blank
Arte: CB-ET Fábio Schulze

A candidatura ao PROLIM é voluntária, e o processo de seleção avalia os resultados dos atletas em competições nacionais e internacionais. Uma vez aprovados, eles passam por um curso de formação militar-naval, de cerca de 45 dias, que inclui atividades desenvolvidas pelo Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). Este ano, os atletas tiveram a chance de participar de treinamentos na Ilha da Marambaia (RJ), onde receberam instruções básicas de operações na selva.

Benefícios e experiências dos atletas PROLIM

blank
Atletas em exercício de primeiros socorros, na Marambaia (RJ) – Foto: Marinha do Brasil

Após a conclusão do Estágio, os atletas retomam suas rotinas de treinamento, seja na Marinha ou em seus respectivos clubes, contando com todos os benefícios da carreira militar, como salário, férias e assistência médica. A Terceiro-Sargento Luana Obino Abreu Martins Ribeiro, do Salvamento Aquático – Natação, que acabou de se formar, destaca que a Marinha contribuirá significativamente para sua evolução no esporte. “O PROLIM é muito importante para nós, atletas, pois ele nos dá uma segurança para que possamos nos concentrar nos treinamentos”, revela.

O PROLIM e a evolução do esporte olímpico brasileiro

blank
A Terceiro-Sargento Áila Alves Miranda com seus prêmios no esporte – Foto: Marinha do Brasil

Lançado em 2008, o Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) foi criado pelo Ministério da Defesa em parceria com o Ministério do Esporte, para fortalecer a equipe militar brasileira em eventos esportivos de alto nível. Desde então, o número de atletas da Marinha no “Time Brasil” vem aumentando, representando 14,62% da equipe em 2020. O Presidente da Comissão de Desportos da Marinha (CDM) e Comandante do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), Contra-Almirante (Fuzileiro Naval) Reinaldo Reis de Medeiros, afirma que “O PROLIM tem sido um fator importante para a evolução do esporte olímpico brasileiro”.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas