Desde o longínquo voo, em 12 de junho de 1931, quando a aviação ainda ensaiava seus primeiros e hesitantes passos, os Tenentes Nelson Freire Lavenére Wanderley e Casimiro Montenegro Filho já anteviam, com demonstrações de coragem e de fé na missão, o futuro do Correio Aéreo Nacional.

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Nossos pioneiros do CAN, apoiados por mapas incipientes e por instrumentos imprecisos, seguiam rodovias e linhas férreas, desbravando campos de pouso, atingindo regiões consideradas inóspitas, a fim de traçar os caminhos que, hoje, integram a nação brasileira.

Nesse sentido, temos plena consciência de que não poderíamos alçar voo sem antes render preito aos nossos antecessores, respeitando o legado de vitórias semeado por homens e mulheres que fizeram e que fazem parte da história da gloriosa Aviação de Transporte.

História essa marcada por conquistas, das quais se orgulha o nosso povo, e que continua trazendo exemplos de profissionalismo para várias gerações de brasileiros, haja vista a consolidação, cada vez mais robusta, do nosso KC-390 Millennium, uma das melhores aeronaves multimissão já existentes.

Neste ano, em que o Brasil comemora o Bicentenário de sua Independência, estamos prestes a batizar mais um novo vetor para a Força Aérea Brasileira: o KC-30.

Nas asas de uma das plataformas aéreas mais consagradas do mundo, estamos devolvendo à NOSSA FAB a capacidade de Transporte e Reabastecimento Aéreo Estratégico.

Nas palavras de John Lewis Gaddis: “Grande Estratégia é o alinhamento de aspirações potencialmente ilimitadas com capacidades necessariamente limitadas.”

Sabendo disso, em breve, o imponente KC-30 estará alinhado aos nossos outros vetores, transportando o progresso para os lugares mais longínquos, unindo credos, sotaques e culturas e, principalmente, contribuindo para DEFENDER e INTEGRAR o nosso querido Brasil.

Não importa o local, não importa o dia, não importa a hora, saibam que os incansáveis Tracajás, Pastores, Rumbas, Pioneiros, Pegasus, Guarás, Cobras, Gordos, Zeus, Condores, Onças, Corsários e Araras estarão sempre prontos a atender ao chamado do povo brasileiro!

Sendo assim, ao celebrar 91 anos de criação do Correio Aéreo Nacional, homenageamos aqueles que criaram novos horizontes, aceleraram o desenvolvimento e uniram esperanças.

Contudo, relembro-vos que as glórias do passado estão longe de ser um convite à acomodação; pelo contrário, elas sinalizam um efetivo chamamento à responsabilidade de seus sucessores.

Portanto, concito todos a um constante aprimoramento, a fim de manter o espírito aguerrido, que anima a nossa Instituição e nos sustenta em permanente prontidão para o combate, garantindo, assim, um porvir cada vez mais próspero na sagrada missão de Lançar, Suprir, Resgatar!

Parabéns ao CAN e à Aviação de Transporte!

Parabéns à Força Aérea Brasileira! Asas que Protegem e Integram o País!

Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida BAPTISTA JUNIOR
Comandante da Aeronáutica

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).