Oratório do Soldado: 50 anos de fé e união militar

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Há cinco décadas, o Oratório do Soldado é mais do que um templo. É um ponto de encontro para os valores que guiam a vida militar: fé, devoção e serviço à Pátria. Na celebração dos 50 anos desse patrimônio espiritual, a cerimônia destacou a história e o legado de acolhimento religioso que transformaram o local em um marco para militares de todo o Brasil.

História e Arquitetura do Oratório

Inaugurado em 19 de novembro de 1974, o Oratório do Soldado foi idealizado como um espaço de assistência religiosa e moral para os militares e suas famílias. Localizado ao centro de um espelho d’água no Quartel General do Exército, em Brasília, o templo ecumênico foi projetado pelo arquiteto Milton Ramos, destacando-se por sua forma circular apoiada em pórticos de concreto, símbolo de integração e acolhimento.

Inicialmente concebido para atender às necessidades espirituais de diferentes confissões religiosas, o Oratório transformou-se ao longo dos anos. Com o crescimento da comunidade católica e a participação ativa de fiéis, foi erigida a Paróquia Militar do Oratório do Soldado, ampliando o alcance dos serviços pastorais e das atividades comunitárias oferecidas.

Significado Espiritual e Ecumênico

Desde sua fundação, o Oratório do Soldado reflete o compromisso do Exército Brasileiro com a união e o respeito à diversidade religiosa. Tornou-se um espaço que vai além das diferenças de credo, oferecendo acolhimento espiritual e sendo um ponto de encontro para orações, celebrações e reflexões.

Militares e suas famílias reconhecem no Oratório um local de fortalecimento moral e de ligação com valores como a solidariedade, a perseverança e o serviço à Pátria. “O templo de Deus está aqui para todos que desejam realizar as suas orações, como sinal de união e espiritualidade”, destacou o capelão-chefe do Serviço de Assistência Religiosa do Comando Militar do Planalto, Capitão José da Cruz Gomes de Araújo.

Celebração do Jubileu de Ouro

A cerimônia que marcou os 50 anos do Oratório do Soldado foi um tributo à sua história e significado. Autoridades militares, como o General de Exército João Chalella Júnior, destacaram o papel do espaço como ponto de encontro de fé e valores que orientam a vida militar.

O Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Ricardo Piai Carmona, reforçou o simbolismo do Oratório como local de reflexão e gratidão, não apenas para os militares da ativa, mas também para os veteranos e suas famílias. “Um ambiente criado para todos nós, para nossas orações e agradecimentos”, afirmou.

A celebração incluiu homenagens a todos os que contribuíram para a construção e manutenção do templo ao longo de cinco décadas, consolidando-o como um patrimônio espiritual e cultural da Força Terrestre.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui