Operações Aeromóveis: Treinamento Fortalece Forças Militares na Amazônia

O Destacamento de Aviação do Exército conduz treinamento especializado para 200 militares em Belém, Pará.

No coração de Belém, no Pará, ocorreu entre os dias 24 e 26 de julho um importante adestramento de tropas do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS) e da 15ª Companhia de Polícia do Exército (15ª Cia PE). A atividade, conduzida pelo Destacamento de Aviação do Exército, no Comando Militar do Norte (Dst Av Ex/CMN), tinha o objetivo de preparar as forças para atuar em operações aeromóveis e contou com a participação de cerca de 200 militares.

Foco em Operações Aeromóveis

O treinamento intensivo abordou instruções de embarque e desembarque em aeronaves, planejamento de operações aeromóveis e infiltração em ambiente de selva, trabalhando a operacionalidade da tropa. Como destaca o comandante do 2º BIS, Coronel Rodrigo Ribeiro, “Atividades conjuntas, como esta, permitem desenvolver a capacidade de planejamento dos nossos militares e não podemos deixar de ressaltar, ainda, o quanto aumenta a vibração e o entusiasmo profissional da nossa tropa”.

Fortalecimento das Forças Militares

Durante o treinamento, foram empregados dois helicópteros Pantera e um helicóptero Jaguar, o que contribuiu para aprimorar as habilidades e a coesão da tropa. A atividade teve como foco o permanente estado de prontidão do CMN na Amazônia Oriental, fortalecendo ainda mais as forças militares na região.

Elevação da Capacidade Operacional

Para o Comandante do Dst Av Ex/CMN, Tenente-Coronel Ramos, a atividade é de grande importância. “Esse treinamento é crucial, uma vez que a missão do Destacamento de Aviação, após a sua recente implantação no CMN, é preparar as tropas do Comando Militar de Área no emprego dos helicópteros em operações aeromóveis, tudo com o objetivo de elevar a capacidade operacional da Força Terrestre presente na Amazônia Oriental”.

Sair da versão mobile