Operação Hórus: Ações Estratégicas da Brigada de Infantaria Pára-quedista

O exercício envolveu 1991 militares, simulando operações urbanas e concluiu com uma ação cívico-social no bairro de Campo Lindo

Entre os dias 16 e 23 de junho de 2023, a Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt) realizou a Operação Hórus, uma iniciativa que integra o Programa de Adestramento Básico (PAB) da brigada. A atividade aconteceu em diferentes pontos do Rio de Janeiro, com o objetivo de treinar as forças-tarefas para operações urbanas. No total, 1991 militares participaram do treinamento, sendo 1477 das tropas de combate e 514 de apoio.

Ordens e Preparativos

O General de Brigada Adriano Fructuoso da Costa, Comandante da Bda Inf Pqdt, foi o responsável pela emissão das ordens para as organizações aeroterrestres no Centro de Operações Táticas (COT) da Bda Inf Pqdt. Após a recepção das ordens, as unidades paraquedistas realizaram o apronto operacional e prosseguiram para as oficinas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Oficinas temáticas e ocupação de estruturas estratégicas

Na primeira etapa, os paraquedistas participaram de oficinas temáticas focadas nas ações desenvolvidas em operações urbanas. Entre os temas abordados estavam operações de controle de distúrbios, operações de interdição de área e reintegração de posse, operações de busca e apreensão e patrulhamento motorizado. Posteriormente, durante a segunda fase, os militares ocuparam as estruturas estratégicas, áreas de grande importância no contexto social local, a fim de protegê-las contra a ocupação de forças adversas.

Operação Relâmpago e Ação Cívico-Social

Para encerrar a Operação Hórus, o General Fructuoso ordenou a execução da Operação Relâmpago, realizada pela Força-Tarefa do 25º Batalhão de Infantaria Pára-quedista (25º BI Pqdt). A operação envolveu o lançamento de tropas paraquedistas armadas e equipadas durante um voo noturno na Zona de Lançamento de Itaguaí Grande, seguido de um Investimento.

O exercício culminou em uma ação cívico-social organizada pela 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Pára-quedista (21ª Bia AAAe Pqdt) no bairro de Campo Lindo, em Seropédica, na sexta-feira (23). Durante a ação, foram oferecidos aos moradores consultas médicas e odontológicas, exposição de material militar, palestras sobre preservação do meio ambiente e caminhos para ingressar na carreira militar, emissão de documentos, corte de cabelo e atividades recreativas para as crianças. O evento foi encerrado com uma apresentação da Banda da Brigada de Infantaria Pára-quedista.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).