O Comando de Operações Especiais da África (SOCAF) realizou recentemente a Operação Flintlock 2023 em Gana e na Costa do Marfim. O exercício contou com o apoio do Departamento de Estado dos EUA e teve como objetivo treinar e aprimorar as habilidades das forças de segurança de 30 nações, incluindo aproximadamente 1.300 participantes entre civis e militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Brasil é o único país não integrante da OTAN convidado como observador

Nesta edição, o Brasil foi o único país não integrante da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) convidado para integrar a Equipe Multinacional de Mentores. O país participou como observador, com o propósito de treinar os países africanos e fortalecer as relações internacionais.

Operação Flintlock: um esforço conjunto contra o terrorismo na África Ocidental

Desde 2005, a Operação Flintlock é o principal e maior exercício anual de Operações Especiais do Comando da África dos Estados Unidos da América (USAFRICOM). Essa iniciativa ocorre principalmente na região do Sahel, envolvendo nações da África Ocidental em ações conjuntas contra o terrorismo e promovendo a cooperação e intercâmbio entre as forças de segurança envolvidas.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).