Na madrugada de 19 de março, o 3º Pelotão Especial de Fronteira, localizado em Vila Bitencourt (AM), obteve sucesso em uma operação de vigilância na fronteira do Brasil com a Colômbia. Quatro cidadãos colombianos foram presos com 2.715 kg de maconha tipo skunk, 3,8 kg de cocaína e 11 kg de pasta-base, além de armas e munição. Três embarcações também foram apreendidas e encaminhadas à Polícia Federal, graças à integração entre o Exército Brasileiro e o Departamento da Polícia Federal. As apreensões são resultado de uma série de operações na região do Vale do Rio Japurá.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Tecnologia e eficiência

As tropas do Comando Militar da Amazônia utilizaram modernidade e capacidade tecnológica para garantir a eficiência operacional e a prontidão das equipes na detecção da embarcação suspeita e na ação rápida. Essa capacidade, combinada com a presença dos 23 Pelotões Especiais de Fronteira estrategicamente localizados na fronteira, permite ao Exército Brasileiro a dissuasão e projeção de poder necessárias para cooperar no combate ao tráfico de drogas e outros ilícitos na região.

Presença e efetividade

A presença permanente do Exército na região, por meio do 3º Pelotão Especial de Fronteira e do Comando de Fronteira Japurá/17º Batalhão de Infantaria de Selva, possibilita ações rápidas e eficientes no controle de crimes transfronteiriços, como ocorreu nessa operação em Vila Bittencourt. A apreensão é um exemplo da efetividade das ações de vigilância na faixa de fronteira do Exército Brasileiro.

article?img id=16548542&t=1679279004013
article?img id=16548543&t=1679279004185
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).