Cerimônia de formatura do Curso de Planejamento de Emprego de Mísseis e Foguetes

No período de 13 de outubro a 13 novembro, ocorreu no Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes do Exército, em Formosa (GO), o Curso de Planejamento de Emprego do Sistema de Mísseis e Foguetes para Oficiais Superiores com Curso de Altos Estudos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O curso tem como finalidade capacitar o oficial a desempenhar funções de comandante de unidade e oficial de estado-maior de grandes comandos que enquadrem unidades ou subunidades de artilharia de mísseis e foguetes, como é o caso do Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais.

blank
Exercício no terreno inserido na Operação “Treme Cerrado”

A Marinha foi representada pelo Capitão de Fragata (FN) Marcelo Augusto, nomeado para comandar o Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais a partir de dezembro deste ano.

O curso contou com aulas técnicas sobre o Sistema ASTROS 2020, palestras com o gerente do Programa Estratégico ASTROS 2020 do Exército Brasileiro e engenheiros da empresa fabricante do Sistema, AVIBRAS, além de exercício de planejamento na carta do emprego de mísseis e foguetes e um exercício no terreno, no Campo de Instrução de Formosa, enquadrado na Operação “Treme Cerrado”, com participação do Comando da Artilharia de Exército e da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada.

Fonte: CCSM

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).