Google News

O Capitão-Tenente Alison Barreto de Oliveira, Chefe do Departamento de Armamento do Navio-Patrulha Oceânico “Apa”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste (ComGptPatNavSE), embarcou no NRP Setúbal, Navio-Patrulha Oceânico mais novo da Marinha Portuguesa (Classe Viana do Castelo), no dia 16 de abril, em Luanda (Angola).

O NRP Setúbal suspendeu da Base Naval de Lisboa em 1º de março, com o objetivo de dar continuidade à Iniciativa Mar Aberto, no Golfo da Guiné. Com 13 anos, este projeto agrega países pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa para a cooperação em diversas áreas de interesse comum, como a segurança marítima e atividades científicas. Durante a comissão, o Navio também participou do exercício “OBANGAME EXPRESS 2021”. A Iniciativa Mar Aberto 2021 marca a primeira experiência das Presenças Marítimas Coordenadas da União Europeia, que permitirá articular a ação de meios navais europeus, promovendo a troca de informação e contribuindo para reduzir a insegurança no Golfo da Guiné, a região mais afetada pela pirataria no mundo. O navio ainda visitará, na sequência da viagem, os portos de Lobito (Angola), Príncipe (São Tomé e Príncipe), Lagos (Nigéria), Acra (Gana) e Mindelo (Cabo Verde), antes de regressar para Lisboa, em 30 de maio.

O intercâmbio do oficial da Marinha do Brasil tem o objetivo de estreitar ainda mais os laços entre as Marinhas Amigas, além de assegurar a cooperação e troca de conhecimentos relativos à operação de navios-patrulha oceânicos, em especial a Patrulha Naval e a busca e salvamento no mar, no entorno estratégico brasileiro, em prol da segurança da navegação no Golfo da Guiné.

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui