Imagem: Auctify

Uma startup canadense criou um óculos que pisca ou emite sons ao perceber que o usuário não está focado nas tarefas. O óculos, batizado de Specs, é equipado com inteligência artificial, que através do aprendizado de máquina monitora o usuário e, de acordo com a configuração no aplicativo, identifica se o que você está olhando é produtivo ou não. Um exemplo, seria verificar o usuário está lendo um artigo na internet ou navegando por redes sociais. Durante o uso, o aplicativo gera um gráfico para o usuário poder visualizar a produtividade diária.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Segundo os desenvolvedores, ao perder o foco, a pessoa leva em média 23 minutos para restabelece-lo e voltar a tarefa. E o óculos pode ser uma alternativa à cafés e medicamentos para manter atenção das atividades.

Fonte: The Verge

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).