O Tenente-Coronel Daniel Aguiar, doutor pelo PPGCM, recebeu o primeiro lugar na “Competição de planejamento de operações defensivas na Península Coreana”. Trata-se de uma competição de planejamento tático, no âmbito da Escola de Comando e Estado-Maior das Forças Armadas da Coreia do Sul, na qual o militar Brasileiro está desempenhando sua missão. Realizada no período entre 14 e 19 de maio de 2020, a competição foi desenvolvida avaliando cinco indicadores:

1. pensamento lógico;
2. compreensão da doutrina militar da Coreia do Sul;
3. planejamento defensivo de uma Divisão enquadrada por um Corpo de Exército em operações defensivas;
4. proficiência no idioma coreano para desenvolver um briefing de operações; e
5. frente às indagações da banca de avaliação, capacidade de explicar como os fatores da decisão influenciaram no planejamento.

http://kookbang.dema.mil.kr/newsWeb/m/20200521/3/BBSMSTR_000000010026/view.do?nav=0&nav2=0

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: PPGCM

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).