YouTube video

O Rio de Janeiro por vários anos foi um polo da indústria naval brasileira, mas por falta de apoio e das diversas crises pelo caminho, acabou em declínio, com grande parte dos estaleiros indo a falência.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Como uma forma de reativar esse setor, no final do ano passado, foi criado o Cluster Tecnológico Naval, uma iniciativa da Marinha do Brasil com o fim de articular governos e empresas privadas para criar um Cluster Marítimo, com objetivo de defender os interesses sociais e econômicos da Indústria Marítima Nacional. 

Esse tipo de iniciativa visa trazer de volta o conhecimento técnico, capital e inovação.

Para você que investe e trabalha no setor, comente, envie pra gente o que mudou. Apesar de 2020 ter sido um ano atípico e com todas as suas dificuldade, queremos escutar você!

Fonte: https://bit.ly/2TtWErm

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).