O que é Cibersegurança?

Imagem: Olhar Digital

No dias atuais estamos cada vez mas conectados à internet, o volume de dados contendo diferentes informações é significativamente crescente e encontra-se presente nas mais variadas fontes. Computadores, smartphones, dispositivos IoT, tudo isso representa a presença de informação na automatização de praticamente todas as ações em que possamos nos envolver.

Devido a isso, nos encontramos em uma ampla superfície de riscos e a falta de segurança no mundo online é uma preocupação cada vez maior, e com intuito de atender esta demanda é que encontra-se a cibersegurança.

Primeiramente é preciso entender a diferença entre segurança da informação e a cibersegurança.

A segurança da informação tem como objetivo proteger o ativo informação independente do formato em que ele se encontra, seja por meio físico, lógico, intelectual e até mesmo humano. Por outro lado, a cibersegurança atua diretamente na proteção de tudo aquilo que se encontra em espaço cibernético, sendo esta uma das maiores preocupações governamentais. Já parou para pensar nas consequências de uma invasão à um sistema responsável pelo lançamento de mísseis ou então no sistema de uma usina nuclear?

Garantir que seus dados, redes, computadores e programas saiam ilesos diante de qualquer possível ameaça digital é a missão da cibersegurança. Para isso, é preciso conhecer os riscos e tecnologias existentes para se manter à frente das ameaças. Como profissionais de tecnologia da informação se especializar com Treinamentos de Cibersegurança. Porque com o avanço dos serviços em nuvem e a transformação digital nas empresas, todos dados presentes em ambiente virtual passam a fazer parte do plano de estratégia para uma defesa cibernética.

O Profissional de Cibersegurança

Um profissional em cibersegurança precisa ter um forte conhecimento em estratégias fundamentais para garantir uma defesa eficaz:

Identificação e Avaliação de Riscos

Permite identificar a atual posição no ambiente tecnológico, reconhecer e avaliar potenciais ameaças definindo a gravidade de cada ameaça para seu ambiente.

Proteção e Prevenção

Define medidas e ações a serem implementadas em um plano de defesa com base na avaliação de riscos.

Plano de Resposta

É preciso haver uma estratégia definida para responder a cada ameaça, além de realizar a documentação detalhada para cada incidente ocorrido, servindo de auxílio na correção dos controles.

É Apenas Tecnologia?

Um forte sistema de cibersegurança possui várias camadas de proteção espalhadas  pelo ambiente cibernético. No entanto, este forte sistema de segurança cibernética não depende apenas da tecnologia, também depende de pessoas que fazem escolhas inteligentes e seguras.

Isso significa que você não precisa ser um expert em cibersegurança para entender algumas práticas e procedimentos seguros, uma boa campanha de conscientização pode aumentar significativamente a segurança de um ambiente tecnológico através de práticas seguras para cada ação em nosso cotidiano.

Fonte: Hackersec





DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui