Barueri (SP) – no dia 20 de maio, o Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP), Unidade subordinada à Diretoria de Fabricação, comemorou o aniversário de 65 anos de criação. Estiveram presentes à solenidade o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, o Comandante da 2ª Região Militar, General de Divisão Jorge Cardoso Martins, o Diretor de Fabricação, General de Divisão Tales Eduardo Areco Villela, o Diretor de Material de Engenharia, General de Divisão Marcus Vinícius Fontoura de Melo, o Diretor do Hospital Militar de Área de São Paulo, General de Brigada Antônio Carlos Pereira Leal e o Consultor Jurídico da União no Estado de São Paulo, o Sr Luis Carlos de Freitas.

O evento transcorreu com a inauguração da ampliação das instalações do Posto Médico da Guarnição Osasco e Barueri, posteriormente, houve a inauguração do painel histórico do AGSP e da placa comemorativa do jubileu de 65 anos de fundação. O ápice da formatura foi a entrega da rede de camuflagem tática Urutau para viatura Guarani, das capas para assentos utilizados na aeronave Pantera K2 e da Viatura Urutu GLO. Ainda, na ocasião, foi realizada a entrega de medalhas comemorativas aos 65 anos e diplomas de “Amigos do Arsenal de Guerra de São Paulo” para militares e personalidades.

Por fim, a cerimônia contou com o desfile de ex-integrantes e veteranos, e o desfile motorizado de viaturas. Ao completar 65 anos, o AGSP reafirma a sua vocação original, de ser um importante vetor da capacidade industrial para a Força Terrestre, bem como seu constante esforço de produzir soluções tecnológicas viáveis aos novos desafios do século XXI.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: AGSP

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).