A NUCLEP iniciou na última semana a etapa final de montagem da Torre Regeneradora de DEA (Dietanolamina) para a Refinaria Gabriel Passos,

equipamento estratégico para a REGAP, em Betim, Minas Gerais.

O tratamento DEA é um processo específico para remoção de H2S, um dos agentes de riscos encontrados em alguns campos de petróleo. Ele também remove CO2 eventualmente encontrado na corrente gasosa.

A Torre, com aproximadamente 16 toneladas, 20.280 mm de comprimento e 1.700 mm de Diâmetro interno e produzida com material clad 516-70 +304L, teve o início de sua fabricação no final de 2019 e mesmo com os percalços causados pela pandemia, a NUCLEP dedicou-se a honrar o prazo de entrega da melhor forma possível. O projeto está 75% concluído e a previsão de entrega é para janeiro de 2021.

A entrega do equipamento à Petrobrás fortalece a importância da NUCLEP para o setor nacional de Óleo e Gás, e acontece em momento importante, visto que a projeção do Ministério de Minas e Energia, é de que o Brasil esteja entre os cinco maiores produtores de Petróleo e Gás do mundo até o ano de 2030.

Divulgação: Comunicação NUCLEP

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui